quarta-feira, 9 de novembro de 2011


Esses dados são do jornal a critica de campo grande.
Cidade de campo grande Mato Grosso do Sul MS.
Postado por Gilmar Fontes
Rio Branco estado Do Acre.
Fonte//rrtrrps// Blog do Pr. Gilmar Fontes.



A dengue é uma das doenças de maior impacto na saúde pública do Brasil. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES/MS), somente em 2011 já foram notificados mais de 12.500 casos e três óbitos confirmados em Mato Grosso do Sul. Em Campo Grande, somam mais de 4 mil casos, até agora.

O número constante de casos da doença no Brasil vem alertando profissionais de saúde e instigando novos estudos na área. Na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), por exemplo, uma pesquisa financiada pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado (Fundect) e desenvolvida pelo professor Antônio Pancrácio de Souza, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFMS, estuda os hábitos alimentares do mosquito Aedes aegypti – transmissor da Dengue, bem como o uso eficiente de um inseticida de origem natural.

Pancrácio explica que o primeiro passo da pesquisa foi perguntar em diversas floriculturas de Campo Grande quais eram as plantas mais vendidas para uso em residências. Foram elencadas sete plantas e, em seguida, observados em laboratório os hábitos alimentares do mosquito diante de cada uma destas plantas. “Já era sabido que as orquídeas têm a capacidade de armazenar água, formando criadouros para os mosquitos adultos depositarem seus ovos. A grande surpresa foi descobrir que a planta “Coroa de Cristo” (Euphorbia milii), bastante popular em residências do Brasil, é uma excelente fonte de néctar para o mosquito que se alimenta e sobrevive tranquilamente”, afirma. A descoberta foi feita pela orientanda de Pancrácio, Nathalia Cavichiolli de Oliveira.

A planta Coroa de Cristo se mostrou excelente para a biologia da espécie porque oferece nectários florais e extraflorais em uma arquitetura que facilita a exploração do inseto. Segundo o professor, “as plantas ornamentais presentes em nossos quintais podem favorecer a sobrevivência dos mosquitos adultos e isso deve servir de alerta tanto para a população, como também para as autoridades em saúde, que poderão observar e identificar outras plantas de diferentes regiões brasileiras que também tenham características semelhantes à Coroa de Cristo. Estamos padronizando os experimentos nesta planta, de modo a servir como modelo para testes com outras espécies”, justifica.

O professor ressalta que o mosquito A. aegypti é antropofílico, ou seja, tem preferência pelo sangue humano a qualquer outra fonte de sangue, daí explica-se a presença dele em grande quantidade nos centros urbanos e, mais raramente, no meio rural.

Além disso, já está comprovado que, se o A. aegypti se alimentar somente de sangue humano, conseguirá manter sua longevidade e fecundidade de ovos para perpetuar a espécie. É importante lembrar que a fêmea do mosquito precisa se alimentar de sangue para a maturação dos seus ovos. “Na próxima etapa do projeto serão observados e delimitados os horários mais propícios para alimentação do mosquito. Para isso, os alunos da iniciação científica irão revezar na observação dos mosquitos em laboratório”, afirma.

Outro ponto estudado na pesquisa de Antônio Pancrácio com a acadêmica de Iniciação Científica Natália Aguiar Paludetto é a manipulação do Cardol - um produto químico de origem natural, obtido através da castanha de caju e que se mostrou como um eficiente larvicida. Na UFMS, inclusive, dois professores do Departamento de Química - Denis Pires de Lima e Adilson Beatriz – já patentearam uma técnica da síntese do Cardol. Assim, abre-se a perspectiva para a manipulação da síntese do cardol de modo a torná-lo o menos tóxico possível ao ambiente, ou, ainda, aumentar o seu efeito residual, o que é crucial para o combate ao mosquito”, conclui.

O professor Pancrácio explica que durante os trabalhos com compostos naturais foi aprimorada uma técnica de testes inseticidas mais adequada para o trabalho com esses compostos, tendo também submetido um artigo científico a respeito.

Em 12 meses de pesquisa e contando com a colaboração de dois alunos de Iniciação Científica, Antônio Pancrácio de Souza já realizou cerca de 70% do trabalho previsto no início do projeto. Além da prática em laboratório, o grupo participou de congressos na área de entomologia que destacam a importância de se conhecer a fundo os hábitos do mosquito da Dengue, a fim de melhor combatê-lo.

Informações técnicas sobre o projeto

Título do Projeto: Estudos sobre controle alternativo e alimentação de Aedes aegypti em plantas ornamentais

Edital: Chamada Fundect/MS/CNPq/SES N° 07/2009 – Saúde
Coordenador: Antonio Pancracio de Souza
E-mail: apsouza2004@hotmail.com
Palavras-chave: Dengue, lipídios fenólicos, castanha de caju
Instituição: UFMS
Orçamento Aprovado: R$ 35.674,20

Mais informações sobre este e outros projetos financiados pela Fundect acesse: www.fundect.ms.gov.br. Esta reportagem faz parte do banco de matérias especiais sobre pesquisas em Saúde, apoiados pela Fundect, que farão parte de uma revista impressa que será lançada em dezembro deste ano.
Alice Feldens Carromeu - Fundect

Nenhum comentário:

Postar um comentário