quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Consequências da aventura com o pecado

Consequências da aventura com o pecado

Especialmente para jovens

 

Texto: Lucas 15:11-24 

Introdução 

Quem aqui gosta de aventuras? Contem-nos aqui experiências de algumas aventuras que vocês já fizeram. Há aventuras sadias? Há aventuras que o jovem cristão pode fazer? O texto que lemos nos fala sobre um jovem, um jovem aventureiro, mas que teve aventuras associadas com o pecado, e ele não foi feliz, não se deu bem, vieram sobre ele sérias conseqüências. O que podemos aprender diante da experiência desse jovem:

1º Nós não podemos deixar o nosso lar e prejudicar a nossa família por qualquer aventura. Toda ação, decisão e aventura que podem prejudicar a nossa família, que podem trazer danos e conseqüências para minha casa e que iriam gerar preocupação aos meus pais ou fazê-los sofrer, eu preciso evitar. Quantas pais desgostosos da vida há por certas aventuras nocivas dos seus filhos. Seja benção para sua família!

2º Toda aventura que você pensar em fazer, pergunte-se: isso vai me aproximar de Deus ou me afastará mais Dele? O mundo, a carne e o diabo tem colocado muitas coisas, alternativas e aventuras diante dos jovens para escravizá-los e para afastá-los de Deus. Lembre-se: você pode curtir a vida de uma maneira saudável, correta e na presença de Deus.

3º Há aventuras que podem te levar ao fundo do poço. Aquele jovem se rebaixou ao máximo. Ele perdeu sua dignidade e sua moral. Literalmente estava no chiqueiro. Quantas jovens que se aventuraram nos vícios, num baseado, nas drogas, no álcool e na prostituição, e hoje estão lá embaixo, no fundo do poço. Lembre-se: a chegada ao fundo do poço não é instantânea, é passo a passo, sutil, é através de um ato, de um trago, de um gole, de uma experiência.

4º Há aventuras que te levam a perder as melhores coisas. O texto nos diz que o jovem gastou tudo, desperdiçou tudo. Ele ficou só. As aventuras com o pecado roubam o que você tem de melhor, a Bíblia nos diz que o diabo veio para matar, roubar e destruir. Deus te deu a vida, não a destrua com o pecado, cuide bem dela. E a melhor coisa que Ele projetou para você é a vida eterna. 

Conclusão: As aventuras com o pecado são, ilusórias e traiçoeiras, levando ao caos e à miséria. Vigie cada passo seu. Curta a vida com Cristo e ande na rota de Deus. 

Lembre-se: se alguma aventura te afastou de Deus e da tua família, faça como aquele jovem, levante-se e volte para um novo começo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário