quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Rio machado ainda possuí virtude Visite machadinho Conheça Rondônia. Jaú de 70 Kg capturado no Rio das Mortes

  

Uma briga de 40 minutos. Com braço forte e uma experiência de 30 anos nas águas do rio Paraguai em Porto Murtinho, Felipe Corrêa de 64 anos, pescou na ultima quinta-feira (211/10) um Jaú que mede 1,54 metros e pesa mais de 70 kg.
O gigante da água doce surpreende pela imponência. O jovem César Bulio que reside em Dourados e está visitando a cidade diz estar impressionado com o tamanho do peixe. “Nunca tinha visto nada igual, é inacreditável”, afirma.
De acordo com o Comandante da Polícia Militar Ambiental de Porto Murtinho, o 2° Tenente Luiz Clemente, esta é uma espécie de grande porte comum na região. O tamanho mínimo para retirada do peixe dentro da legislação de pescaé de 95 cm. Segundo ele, o Jaú é uma espécie predadora, que se alimenta de peixes menores e dificulta a reprodução de outras espécies.
Foi pescando com carretilha, linha 80, anzol barra 10 e isca viva que o pescador afirmou ter sido fácil a captura do peixe. Felipe Corrêa ainda aproveitou para desafiar outros pescadores que falam que no rio Paraguai não há mais peixes. “Tem muito peixe nesse rio sim, é só ter paciência pra pegar”, diz confiante o Murtinhense.


Para quem conhece o rio das mortes em nova xavantina no estado do mato Grosso,deliram com as riquezas naturais cultivadas pelas aldeias indígenas da tribos  Xavante que cercam as cidades de Nova Xavantina.Mato Grosso como é rico em solo fértil,é também uma bacia de águas lindas que define a sus exuberância,nas costas dos rios que ligam o rio xavante,rio das mortes,e rio Araguaia,apresenta também uma  especie de animais um pouco assustador.O jaú do lombo preto como é chamado pelos pescadores regionais para diferenciar a especie entre o macho e a fêmea,nisso um dos pescadores surpreendeu a multidão quando ele sem esperar   arranca fora dágua um enorme e violento fera que os assistentes do festival de pescas da cidades entre eles  alguns políticos foram ao delírio por causa do tamanho e do peso desse bruto.


VEJA A MATÉRIA A SEGUIR 

Uma equipe de pescadores amantes do Rio das Mortes, em Nova Xavantina, capturou no último domingo 22, um belo exemplar do peixe Jaú, pesando 70 kg, nas proximidades do trecho do rio onde será realizado o 9º Festival de Pesca de Nova Xavantina, que acontece neste final de semana, nos dias 29 e 30 de maio.
A equipe foi formada pelo presidente da colônia de pescadores do município, Antonio Carlos Lamberti – O Nenê Dedim- (foto); José Ribeiro-Administrador do Departamento da Sociedade Brasileira de Eubiose local e funcionário aposentado do Banco Central e Djalma Bretas-funcionário do corpo de Segurança da Presidência do Banco Central. Eles estavam acampados na casa do Sr. Benedito, sentido Ilha do Côco, quase no perímetro urbano da cidade.
O Jaú é um dos maiores peixes que habita os rios da bacia amazônica e é considerado um dos maiores peixes de água doce. De grande porte, pode alcançar mais de 2m de comprimento total e 180 kg. O corpo é grosso e curto; a cabeça grande e achatada. A coloração varia do pardo esverdeado claro a escuro no dorso, mas o ventre é branco; exemplares jovens apresentam pintas claras espalhadas pelo dorso. Sua carne é muito apreciada no Sudeste do Brasil e a grande pressão de pesca pelos frigoríficos que exportam filé de jaú tem sido responsável pela queda da captura da espécie na Amazônia.
A captura do exemplar nos dias que antecedem a realização de mais uma etapa estadual e municipal do Festival dePesca de Nova Xavantina, que acontece neste final de semana, nos dias 29 e 30, não deixar de assanhar os participantes e tornar-se um prenúncio da qualidade que pode ser obtida na pesca deste domingo.
O 9º Festival de Pesca de Nova Xavantina é uma realização da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Turismo e Lazer e parceiros: SEDTUR- Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo; SECOM – Secretaria de Estado da Comunicação Social; SEMA – Secretaria de Estado de Meio Ambiente; SEEL – Secretaria de Estado de Esportes e Lazer; Eduardo Moura – empresário e deputado federal suplente; Câmara municipal de Nova Xavantina; deputado estadual Daltinho; Rádio Nova Xavantina; site de notícias www.notíciasnx.com.br








Rio machado ainda possuí virtude
Visite machadinho  Conheça Rondônia. 



Que tal um fim de semana na companhias de uma boa canoa e um belo par de espinhel na cachoeira do rio machado?





Imagina um lambarizinho desse fisgado num anzol sobre pressão dum molinete?
fando serio bem que dá vontade mesmo de lançar a rede nágua não é mesmo? 

  • Eu acho que o Governo deveria dar mais atenção a esses trabalhador dos lagos,pois eles se sobrivivem da pescas,e daí que eles tiram os sustento para suas famílias,hoje existem não para todos uma pequena gratificação do governo federal para subsidiar as pescas em algumas regiões,poi não é em todas é bom lembrar disso.
  • Acredito que deveria haver uma politica voltada para essas gentes dos ribeirinhos que se sobrevivem dessa fonte de renda.
  • Penso numa criação de lagos especiais para a criação de peixes diversos num braço artificial dos igarapés para manter a qualidades de alevinos e peixeis já a ponto de ser comercializados, assim o subsidio do governo serviria para um auxilio complementar,e não como indenização temporária,acredito que os pescadores agradeceria  com muito mais veemência um projeto dessa natureza.nada mais digino para o trabalhador que ter o seu propio sustendo com o suor do seu rosto,isso diguinifica a inportancia e a virtude do trabalha e da profição.





Se você mora nessa região de machadinho estado de Rondônia,e esta afim de saborear um boa muqueca mineira? então procure meu amigo Eliel que vc encontra um saboroso pintado pescado na hora,entre em contato através desse blog e torne -se um cliente do bom peixe do Eliel. 








Quem disse que mulher não sabe pescar  pesca peixe grande em?
Casal de pescadores profissional


Essa matéria talvez possa lhe interessar,pois se trata da vida de pescadores que arriscam suas vidas em busca do tão sonhado peixa maior.
Nessa publicação vou apresentar ao brasil e ao mundo através desse blog um amigo que dedica parte da sua vida tendo sua profissão como robe,nela ele se diverte e arranca do fundo entres as mares os bichos mais esoticos puxado pelo o anzol do pescador Eliel: Eliel é um amigo do orkut,e é peixeiro em machadinho do oeste em Rondônia,ele trabalha na função a muitos anos e é conhecido em sua pesagens como um grande pescador.
Vejas as Imagens da sua pescaria,e que pescado de dar aguá na boca..
Jaú pescado no rio machado


Essas imagens nus leva a um bom acampamento na beira de um lago na fome de pescar e se distrair .





Um comentário: