sábado, 29 de outubro de 2011

Circuito TUSP apresenta espetáculo Hospital da Gente, nesta quinta-feira, dia 27


Cena do espetáculo
Nesta quinta-feira, dia 27 de outubro, às 19hs, nocampus de São Carlos, acontece a apresentação gratuita da peça Hospital da Gente, com o Grupo Clariô, que faz parte do Circuito TUSP de Teatro 2011 – De uma margem à outra, promovido pelo Teatro da USP (Tusp), órgão ligado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade.
Espetáculo
Com uma cenografia fenomenal, que demora dois dias para ser montada, visto que, reproduz uma típica favela paulistana, o grupo insere o espectador dentro de um ambiente novo, que interfere decisivamente nas formas de relação entre o ator e o espectador. A partir dos cantos/contos de Marcelino Freire, trabalhadoras do Brasil abrem as portas dos seus barracos para revelarem a que vieram, qual o seu papel, seu lugar dentro de uma Estrutura caótica e desigual.
Clariô
O Grupo Clariô de Teatro é um coletivo de arte resistente, que busca, através da prática da troca, encontro e permanente discussão, entender e fomentar arte nas bordas da metrópole. Durante alguns anos, o grupo pesquisou várias linguagens teatrais, passando pelo teatro infantil, realista, teatro de rua e bonecos. Até fundar na cidade de Taboão da Serra, sua sede, o Espaço Clariô, que desde 2005 vem se consolidando como um lugar de força cultural entre os coletivos da região.
E neste local que o grupo encaminha sua pesquisa enraizada nos guetos, no cotidiano do cidadão periférico. O encontro com o escritor Marcelino Freire, cuja acidez dos contos funde-se com o espaço e a realidade local, fez com que as ideias do grupo ganhassem voz e, em fevereiro de 2008 entrou em cartaz o espetáculo Hospital da Gente, considerado uns dos espetáculos que marcaram 2008 no Brasil e que fez do Grupo Clariô o mais premiado do Estado de São Paulo no 1º Prêmio da Cooperativa Paulista de teatro.
Circuito TUSP de Teatro 2011 – De uma margem à outra
O Circuito Tusp de Teatro do segundo semestre de 2011 parte da experiência de coletivos que têm se debruçado em ideias acerca da ocupação descentralizada do território, da ampliação das formas de ocupação dos espaços públicos e não-públicos, na revitalização de espaços e objetos anteriormente compreendidos como descartáveis, no interesse prioritário de estabelecer comunicação estética profícua com a sua realidade vital, com o seu lugar de ocupação territorial, seja ele no centro ou na periferia. Assim, é apresentado o Circuito Tusp de Teatro: de uma margem a outra, como título e eixo temático não só do programa de circulação de espetáculos especificado, mas como alicerce para a totalidade da programação, propondo aproximações e rupturas com as outras ações conjuntas e locais do Tusp.
Após a apresentação desta peça, será realizado um debate com o Grupo Clariô de Teatro e também exibido, como ação paralela, o documentário Pulsações Periféricas – SESCTV, às 13 horas, com direção de Amilcar Claro e roteiro de Sebastião Milaré, no Centro Cultural da USP-São Carlos.
O espetáculo será realizado no Salão de Eventos da USP – campus 1 – Rua dos Inconfidentes, 85. A entrada é gratuita e a recomendação etária para assistir a peça é de 12 anos. O Salão de Eventos tem capacidade para 120 espectadores.
Apoio: Centro Cultural da USP-São Carlos, SESCTV e Coordenadoria do Campus de São Carlos.
Mais informações pelo telefone: 16-3373 8015

(Foto: Divulgação / Com informações da Assessoria de Comunicação da Coordenadoria do Campus de São Carlos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário